Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Com Maria, Missionários de Jesus

FB_IMG_1501713078496.jpg

“Não podemos temer nunca quando temos uma mãe poderosa e amorosa que vela por nós”, disse-nos um dia São Daniel Comboni. Maria é a Mãe que nunca nos abandona, que sempre nos escuta, que sofre connosco e nos ama como filhos.

No ano em que comemoramos o centenário das aparições de Fátima; que os MCCJ celebram os 150 anos da fundação do Instituto; e em Portugal celebramos os 70 anos da presença comboniana no país, motivos não faltaram para que, no passado dia 22 de Julho de 2017 se realizasse, uma vez mais, a Peregrinação da Família Comboniana ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, com o lema, “Com Maria, missionários de Jesus”.

Este ano iniciámos a peregrinação com a oração do terço, na capelinha das aparições, onde apesar das inúmeras pessoas que ali se encontravam, pudemos vivenciar momentos de profundo silêncio e de oração.

FB_IMG_1501713092553.jpg

Depois da oração do terço, celebrámos a Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade, presidida pelo Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos. Numa celebração litúrgica simples, mas abundante no amor a Deus Pai e no amor fraterno entre todos os membros da Família Comboniana, recordo as palavras do D. António Francisco, durante a homilia, convidando-nos a sentir a missão, “não como um título de glória. A vossa glória está na cruz de Cristo, vivo e ressuscitado, que o missionário comboniano leva nas suas mãos como seta a indicar o seu caminho e bússola a guiar os seus passos”.

FB_IMG_1501713082502.jpg

Durante a hora de almoço, à volta do Centro Paulo VI, era visível a alegria de tantas pessoas, os rostos alegres, os maravilhosos reencontros, a união fraterna, o amor de uns para com os outros… Confesso que me sinto privilegiado em sentir tanto amor e carinho sempre que participo na Peregrinação da Família Comboniana, privilegiado por presenciar a generosidade das pessoas, por escutar testemunhos de vida lindíssimos, por ver famílias inteiras alegres por fazerem parte desta grande família, por poder conhecer pessoas fantásticas cujo coração está cheio do amor de Deus.

Durante a tarde, reunidos no Centro Paulo VI, estivemos todos juntos, como família. No fim, antes de partirmos, realizámos a celebração de envio dos missionários que irão partir: Pe. Abílio Simães, MCCJ, Ir. José Neto, MCCJ, Ir. Gebaynesh Mutti, IMC, e, ainda, as nossas queridas LMC, Neuza Francisco e Paula Ascenção. Como referiu o D. António Francisco, durante a homilia, “parti com a certeza da bênção da Mãe de Deus e Mãe da Igreja, Senhora de Fátima, a Senhora mais brilhante que o sol que ilumina todas as manhãs da missão. Senti a protecção dos santos pastorinhos Francisco e Jacinta, que se ofereceram a Deus para que a mensagem aqui recebida actualize o Evangelho no nosso tempo e em todo o mundo. Também eles com o seu belo testemunho de santidade nos ensinam a ser: “Com Maria, missionários de Jesus””.

 

Pedro Nascimento