Fetais- Camarate
“Eu sou sempre uma missão; tu és sempre uma missão. Cada batizada e cada batizado é uma missão. Quem ama põe-se em movimento, sente-se impelido para fora de si mesmo…”
Papa Francisco
Visitei a Comunidade de Fetais –Paróquia de São Tiago de Camarate, na periferia de Lisboa, de 12 a 15 do corrente mês.
Pouco tempo, mas foram uns dias suaves, que me trouxeram alegria e esperança. Convivi, com a nossa Comunidade LMC lá presente desde setembro de 2021, os LMC´S – Pedro Nascimento, Élia e Maria Augusta.
Visitei e estive com a Comunidade dos MCCJ.
De perto, assisti à dinâmica e vivência missionária, que envolve Fetais e Paróquia de Camarate.
Conheci, o Projeto Despertar, que visa o acolhimento e acompanhamento de diversas crianças e adolescentes, que de segunda a sexta, realizam atividades, depois do horário escolar, que passam por apoio nas tarefas escolares, mas é muito mais do que isso. Um espaço para os tempos livres, com atividades de desenvolvimento interpessoal e lúdicas também.

Um projeto que une e envolve três ramos da Família Comboniana.
Vi a ação dos nossos LMC´S. E também de outros voluntários, coordenados pela equipa da Família Comboniana responsável pelo projeto, em rede em prol do desenvolvimento das crianças e adolescentes.
Participei no terço, rezado diariamente em comunidade, onde os LMC´S, são presença e testemunhas do Ressuscitado entre o Povo.

Visitei a Catequese do 1.º ano, a pequenada começa a ter contacto com Jesus.
Visitei e contactei com a população local.
Participei em duas celebrações comunitárias, e no dia 15 de maio, numa outra realizada, no Despertar para crianças e famílias do projeto, que culminou com um bonito almoço partilhado.
A nossa comunidade de LMC´S, vive à luz de São Daniel Comboni: testemunhas de amor, de presença, de serviço. Uma comunidade em movimento…
Sofia Coelho
