Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

NOTÍCIAS DA MISSAO EM MONGOUMBA

Aqui já terminou o Ano Pastoral no dia 3 de Julho. Participaram na missa todos os novos baptizados, os escuteiros que fizeram a sua promessa e todos os peregrinos das duas peregrinações. A primeira peregrinação a Bangui, pela vinda do Papa Francisco, e a segunda a Mbaiki, pela festa do Sagrado Coração de Jesus. Foi uma Eucaristia longa,cerca de 3 horas, mas toda a gente estava contente.

índice 3.jpg

O bispo da Diocese fez um santuário ao Sagrado Coração de Jesus, no alto da colina, donde se avista uma bela paisagem. De Mongoumba fomos 250 peregrinos. Partimos no dia 30 de Maio e chegámos no dia 1 de Junho à noitinha. Eu não pude caminhar, pois tive que conduzir um dos carros que transportavam todos os utensílios necessários para cozinhar, a comida e as cozinheiras. Participei nas orações e nas catequeses que foram realizadas durante a peregrinação e no dia 2 em Mbaiki. No dia do Sagrado Coração de Jesus, fomos em procissão até ao Santuário, cerca de 4 km, com a imagem do Sagrado Coração de Jesus atrás. A missa foi transmitida pela rádio Maria, de Bangui, uma rádio católica que se ouve bem em Mongoumba. A peregrinação terminou numa das capelas da Paróquia, Batalimo, com a Missa e o batismo de 30 adolescentes. Pudemos dar graças a Deus por estarmos ali todos, com saúde e muita alegria. A Annia estava com malária e por isso não pôde participar. A Élia também não, porque alguém tinha que ficar com a Annia.
 
No final de Junho terminou a escola com uma percentagem baixa de aprovações, cerca de 50%, de alunos a transitar de ano. Espero que no próximo ano sejam melhores os resultados...
Hoje estou em Mbaiki, vim trazer os professores para participarem, durante duas semanas, na formação em francês e matemática e também em pedagogia. Deus permita que possam aprender bem para melhor ensinarem as crianças. 

a7f62857-6568-43a3-a621-ea7885933138.jpg

A Annia, LMC polaca, está adaptar-se bem e já sabe bastante sango. Ela estuda muito, e continua a estudar Francês. Aprender duas línguas seguidas não deve ser fácil.
Agora que estou mais livre da escola, vou ajudar nos trabalhos com as crianças mal-nutridas.
 
A Élia partiu no dia 2 de Julho para aí e já temos muitas saudades! Que o Senhor a ajude e que fique com o braço bem pois já sofreu muito com ele. Se puder voltar ficaremos muito satisfeitos!
 
Sempre unidos pela oração. 
Desejo a todos umas boas férias.
Beijinhos
 
por Maria Augusta

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.